Como prevenir acidentes de trabalho no home office?

No início de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, muitas empresas adotaram o teletrabalho como regime de contratação. Apesar de necessária, essa medida gerou algumas dúvidas que podem perdurar até hoje, por exemplo: o que configura acidentes de trabalho no home office?


A verdade é que mesmo o trabalho sendo realizado à distância, o empregador ainda tem a obrigação de zelar pela segurança e pela saúde dos seus colaboradores. Ou seja, continua responsável por oferecer medidas que visam evitar os acidentes de trabalho no home office.


Mas, afinal, quais medidas são essas? Confira a seguir!




3 formas de evitar acidentes de trabalho no home office


Os acidentes de trabalho são aqueles que acontecem durante o exercício da atividade profissional, causando lesões corporais ou redução da capacidade de trabalho, independentemente do local em que o colaborador está prestando o serviço.


Isso significa que os acidentes de trabalho também podem acontecer no home office. Nesse caso, nós listamos 3 medidas que ajudam a combatê-lo. Confira!


Orientação aos funcionários

O empregador deve instruir adequadamente seus colaboradores em relação a questões de ergonomia, pausas para descanso e cumprimento exato da carga de trabalho, evitando jornadas longas.


Oferta de equipamentos

Com a finalidade de evitar uma série de complicações e lesões, o empregador deve fornecer aos seus aos seus funcionários os equipamentos necessários para a realização do trabalho de forma saudável e segura, como cadeira de escritório, suporte para notebook, fones antirruídos e teclado.


Fiscalização do ambiente

Sabia que o empregador pode averiguar se o teletrabalho está sendo realizado de forma correta pelo funcionário? A fiscalização pode ser feita de forma remota (por câmeras) ou presencialmente, desde que seguida algumas orientações:

  • ‘Com a anuência e presença do empregado ou de alguém por ele indicado’.

  • ‘A visita ao local de trabalho só deve ter por objeto o controle da atividade laboral, bem como dos instrumentos de trabalho’.

  • ‘Em horário comercial, segundo os usos e costumes do local’.

  • ‘Com respeito aos direitos fundamentais — intimidade e vida privada — do empregado".

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